segunda-feira, 16 de julho de 2012

INFORMAÇÕES²


por: Ana Paula Ribeiro

06/07/2012

Centro de Treinamento de PSI vai beneficiar mais de 50 criadores da raça

Os criadores e proprietários de cavalos Puro-sangue Inglês (PSI) de Bagé e região estão com grandes expectativas para a inauguração do futuro Centro de Treinamento de PSI.

O município, que é conhecido nacionalmente por ser berço de grandes campeões do turfe, é responsável por 40% da produção dessa raça no país, e se destaca entre os criadores da América do Sul.

O espaço cedido pela prefeitura, em uma área situada no Parque do Gaúcho, já está em processo de obras. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Bajeense de Puro-sangue (ABPS) e o governo municipal.

As obras continuam em pleno processo de desenvolvimento, e a primeira fase da terraplanagem executada pela prefeitura já foi concluída. “Os recursos investidos ficaram entre a mão de obra e o maquinário. Além dos 70 bueiros que serão instalados para a drenagem do local” informa o vereador e incentivador do projeto, Paulinho Parera.

Vão ser construídas, na área, cerca de 100 cocheiras, redondéis, espaço para leilões e eventos, pista de corrida com mil metros, além da estrutura auxiliar para o desenvolvimento das atividades, como duchas e caminhadores. “Essa é a hora de conseguirmos ter, pela primeira vez, um centro de treinamentos para a região” diz o presidente da Associação Bajeense de Puro-sangue, Julliano Viana Pacheco.

Um dos pontos positivos salientados por Pacheco é a geração de empregos que o setor vai manter na cidade e região. “Serão mais de 50 criadores beneficiados aqui na região. Temos em torno de 800 funcionários que trabalham diretamente na reprodução desses animais. A construção desse centro irá gerar emprego direto e indireto, desenvolvimento socioeconômico, assim como atrair futuros investidores. A nossa expectativa é trabalhar com cerca de 300 cavalos” diz.

Existem, hoje ,aproximadamente 20 haras em atividade na região de Bagé. A estimativa é que até o início de 2013 esteja concluído o trabalho. Serão investidos R$ 500 mil pelo setor privado para serem aplicados em toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades.






Nenhum comentário:

Postar um comentário