segunda-feira, 16 de julho de 2012

1º entrevista do Projeto Integrador



No dia 18 de maio de 2012, fomos visitar Luis Fernando Batista, ex-jóquei. Conhecemos o Sr. Batista através da Judiélen, integrante do grupo.


Ele nos recebeu em sua casa, conversamos durante uma hora, não precisamos fazer muitas perguntas, pois ele era bem direto e dominava bem o assunto, chegou a falar 20 minutos sem trégua.


Relatou-nos que nasceu e se criou na Campanha onde correu sua 1º carreira em Cancha Reta com 11 anos em 1961. – ‘’Eu não chegava a pesar 20kg’’, diz Batista.


Logo que veio para cidade conheceu e trabalhou com “Prado”, só que de início como escovador, tratador e limpava as cocheiras (Cavalarisso em geral). Na época existia uma escola de aprendiz de jóquei, quando ingressou no Prado já pesando uns 46 kg, correndo nas voltas de Bagé, Cachoeira, Santa Maria, Pelotas, entre outras regiões. 


A experiência levou Batista a receber uma proposta para correr no Rio de Janeiro, mas por ser menor de idade, não pôde aceitar. Desde então, se desmotivou e parou de correr. Sobre os muitos acidentes que ele sofreu, classificou dois como mais graves.


E entre suas carreiras mais importantes, o ex – jóquei relata 3 clássicos que quando não ganhava ficava entre os melhores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário